Checklist para eventos pós-pandemia: o que permanece

Checklist para eventos pós-pandemia: o que permanece

Primeiro, saiu o crachá e entrou a máscara descartável. Logo depois, no lugar do coffee break surgiu uma mesa com frascos de álcool 70%. Agora, em vez dos brindes tradicionais, um termômetro. Muitos acreditamos que, a essa altura, já estaríamos aplicando um novo checklist para eventos pós-pandemia e teríamos eliminado metade desses protocolos. 

Porém, o retorno de feiras, congressos, simpósios e shows acontece com incertezas. Dessa maneira, equipes precisam continuar levando em consideração as novas exigências do novo mundo.

É inegável que os eventos online ganharam força total. Foi, afinal, esse formato que permitiu a continuidade de muitas atividades. 

Mas e agora que muitas ações presenciais estão retornando? Agora que palestrantes estão de novo ficando cara a cara com o público? É só voltar ao que se fazia antes e está tudo resolvido?

Já está comprovado que não é tão simples, por isso precisamos manter no checklist lições básicas desse período.

Checklist para eventos pós-pandemia

Checklist para eventos pós-pandemia: como se adaptar ao novo mundo

A princípio, as perspectivas de que tudo iria mudar foram muito reais. Tanto que a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) produziram um protocolo. Ou seja, um documento com as principais recomendações para organização de eventos pós-pandemia.

O texto de 2020 segue super atual. Por isso, separamos alguns pontos que merecem atenção para organizar eventos diante da nova realidade. Confira abaixo o checklist para todo organizador de eventos em 2021:

  • Filas de acesso – distância de 1,5 metros entre as pessoas
  • Ambiente do evento – sempre arejado, com janelas abertas
  • Acesso principal – ponto de descontaminação com álcool para desinfecção de mãos e bolsas, entrega de máscaras e verificação da temperatura
  • Eventos com plateia – assentos com ao menos 1 metro de distância. Intercalar a ocupação ainda na venda de ingressos com assento numerado para garantir o espaço
  • Uso de máscaras – obrigatório por todos que estiverem no evento. Sem exceções, antes, durante e após cada atividade.
  • Hall de entrada – tapete com solução desinfetante
  • Credenciamento – online, feito pelo participante antes de chegar ao evento
  • Alimentos e bebidas – oferta controlada dentro dos eventos. Separar um espaço adequado ao consumo e controlar a circulação de pessoas no local.

SAIBA MAIS: APRENDIZADOS DA PANDEMIA – O FUTURO DOS EVENTOS

Checklist para eventos pós-pandemia

O digital permanece como tendência

Antes de mais nada, podemos perceber a evidente transformação digital. Entretanto, as estratégias que aprendemos para planejar eventos, antes de tudo isso acontecer, não foram em vão.

Daqui em diante, será uma questão de adaptação, com foco em soluções digitais, para que as interações presenciais aconteçam apenas quando necessário.

Prova disso é a pesquisa realizada pela Bain & Company. De acordo com os dados, a busca por soluções digitais cresce a todo momento e as maiores demandas são:

  • Consultas online – 34%
  • Cursos digitais – 33%
  • Softwares de home office – 29%
  • Serviços de entretenimento na internet – 26%
  • Lives no celular – 21%

Dessa forma, o que se percebe é que o profissional precisa se preparar para um novo mercado. Seja da área de eventos ou não, saber fluir entre o presencial e o digital é regra básica. Antes de tudo, extrair o melhor dos dois mundos será requisito para o organizador de eventos do futuro.

Share this post