Eventos drive-in: explore novos formatos e atraia mais participantes

Eventos drive-in

Eventos drive-in: explore novos formatos e atraia mais participantes

Há algum tempo, quando se falava em drive-in a primeira coisa que vinha à mente eram as sessões de cinema a céu aberto. Porém, com a chegada da pandemia nos últimos meses, essa percepção mudou e os eventos drive-in são explorados por várias outras áreas. 

De apresentações artísticas e religiosas até conteúdos educativos, são várias as possibilidades que esse formato permite.

Com uma estrutura diferenciada, principalmente no sistema de áudio, os organizadores precisam reformular a lista de recursos necessários e apostar ainda mais nos testes para garantir que tudo esteja dentro do planejado.

SAIBA MAIS: DESCUBRA COMO É O NOVO NORMAL DOS EVENTOS

Normalmente, a transmissão do palco para os automóveis acontece pelo rádio. No entanto, alguns organizadores têm optado por colocar sistemas individuais ao lado de cada carro. Se por um lado, disponibilizar uma caixa de som próximo às janelas do veículo melhora a qualidade do áudio, por outro, aumenta os custos do evento.

Eventos drive-in

Mas a vantagem de contar com esse formato drive-in é exatamente essa, poder adaptar recursos e experimentar o que é melhor para cada evento, conforme seu objetivo e o público que deseja atingir. 

Tipos de eventos para fazer em drive-in

Apresentações artísticas

Este provavelmente é o formato de evento drive-in mais explorado atualmente. Cantores, artistas de teatro e até companhias circenses encontraram nele uma alternativa para retomarem suas atividades.

Os locais escolhidos para as apresentações variam conforme a quantidade de público que se deseja. De pátio de shoppings a estacionamentos e estádios de futebol, são várias as opções disponíveis para reunir os participantes em seus veículos.

Palestras

Além das áreas artísticas e culturais, os eventos drive-in podem ser adaptados para qualquer formato que já se tenha de forma online ou no estilo tradicional do presencial, com palco e plateia bem próximos.

Ainda pouco comum, a realização de palestras neste formato tem se mostrado viável. Inclusive, um dos primeiros foi uma edição do TEDx, em São Paulo, evento já conhecido em todo o mundo que conta com versões presenciais e online sempre com grande participação de público.

O fato é que o drive-in permite fazer várias adaptações. Por isso, ciclos de palestras, conferências e congressos também já acontecem nesse formato. Basta os organizadores identificarem novas possibilidades de atrair participantes, com experiências imersivas mesmo para quem estará restrito ao espaço de um automóvel.

Aposte em eventos drive-in e ofereça novas experiências aos participantes

Estar dentro do carro e mesmo assim se sentir parte do evento. Esse é um desafio que todos os organizadores que optam pelo formato drive-in precisam enfrentar. Apostar em novas experiências é uma forma de garantir que isso aconteça.

E, já que essa é uma mudança que requer adaptação também do público, que tal mesclar experiências novas e antigas? Isso pode ser feito no momento que os participantes chegam ao evento e recebem os materiais promocionais como sacolas, blocos de anotação, canetas ou adesivos. A partir daí, é possível estimular a interação pelas redes sociais. Isso facilita a comunicação tanto entre os participantes quanto deles com os organizadores. Além disso, é uma estratégia para fazer sua marca circular pelas redes sociais, pois você tem a opção de repostar publicações valorizando cada menção ao seu evento.

Outro ponto para explorar é a gamificação dos eventos. Adeptos ao universo virtual já estão habituados ao termo. Isso significa propor uma espécie de jogo para quem participar dos seus eventos drive-in. A ideia é fazer com que o engajamento do público que está ali presente aconteça também de forma online. 

Eventos drive-in

Para colocar isso em prática, você pode optar por ferramentas específicas que ajudam a criar jogos online para seu evento ou colocar, novamente, as redes sociais em cena. Neste caso, as tarefas do jogo envolvem desde compartilhamentos e citações da sua marca até o uso de uma hashtag exclusiva.

Atenção aos cuidados sanitários

A retomada dos eventos drive-in surgiu como alternativa para o impedimento de aglomerações. Com os participantes condicionados ao espaço de seus automóveis, fica mais seguro manter o distanciamento. Porém, o uso de máscaras e a atenção aos protocolos de higiene e prevenção à Covid-19 devem ser seguidos por todos que estiverem no local.

Em alguns momentos, sair do veículo é necessário. Entre eles, para usar o banheiro ou adquirir alimentos. Nesses casos, a solução mais viável para os organizadores é contar com uma equipe disponível para conduzir um a um os participantes que solicitarem o serviço. Essa solicitação é feita de diferentes formas: acionamento das lanternas do carro ou por canais de comunicação direta com a organização. Neste último caso, os aplicativos de mensagens são a melhor alternativa.

Share this post